Os Cavaleiros Do Zodíaco - KATRAXI Especial Nº1















Saint Seiya (聖闘士星矢, Seinto Seiya?) ou Os Cavaleiros do Zodíaco (nos países lusófonos) é uma série japonesa de mangá e anime escrito e ilustrado por Masami Kurumada. Foi publicada originalmente na revista Weekly Shōnen Jump de Dezembro de 1985 sendo a primeira edição divida em duas partes (volume 1 parte 1) e (Volume 1 parte 2)Dezembro 85/Janeiro de 1986 a Dezembro de 1990[2][3] e adaptada para anime pela Toei Animation de 1986 a 1989.[4] A série conta a história de guerreiros místicos chamados "Cavaleiros" (ou "Saints", no original) que lutam vestindo "Armaduras" (ou "Cloths") sagradas baseadas nas diversas constelações. Os Cavaleiros têm como missão defender a reencarnação da deusa grega Athena em sua batalha contra outros deuses do Olimpo, ou de outras mitologias que pretendem dominar a Terra.

Saint Seiya começou a ser conhecido no ocidente como Os Cavaleiros do Zodíaco depois que se tornou sucesso na França em 1988, onde recebeu o nome de Les Chevaliers du Zodiaque, o que foi também o primeiro lançamento estrangeiro da série. Tanto o mangá original quanto a adaptação em anime foram muito bem sucedidos em vários países asiáticos, europeus e latino-americanos,[5][6] No entanto, nenhum deles foram dublados em inglês até 2003.[6] Quatro filmes foram exibidos nos cinemas japoneses no período de 1987 à 1989.[2] Porém o anime foi cancelado e ficou inacabado em 1989, deixando uma parte do mangá sem animação.[7] Mas em 2002, a Toei Animation continuou o anime na forma de três séries OVAs, tendo a última finalizada em 2008,[8][9][10] a fim de adaptar o restante da história do mangá e seguindo este renascimento da franquia, um quinto filme foi exibido em 2004.[11] Em 2006, o autor Kurumada retomou a publicação do mangá, a partir da conclusão da obra original, continuando a história em Saint Seiya: Next Dimension.

Um sexto filme em CGI estreou em junho de 2014 no Japão e em setembro no Brasil.[12] Embalado pelo filme, em 30 de agosto a animação foi completada, após 20 anos desde a primeira exibição no Brasil.[13] Em 2016, para comemorar o trigésimo aniversário do mangá Saint Seiya (Complete Works of Saint Seiya) no Japão, ocorreu uma grande exposição contendo diversos produtos fabricados para a série, como as armaduras em tamanho real.[14] Anteriormente em 2014, algumas armaduras foram exibidas no Brasil durante o evento Comic Con Experience, em São Paulo. Numerosos produtos comemorativos (um artbook, um CD da trilha sonora, action figures, bolsas, pinturas, carteles, figuras, relógio, etc...) para o 30º aniversário do manga e de animação, foram lançados em 2016. A edição definitiva (Kanzenban) do mangá clássico de Saint Seiya será lançada no Brasil pela Editora JBC (Previsto para 2016-2017). No Japão, o Kanzenban foi lançado entre 2005 e 2006 e possui 22 volumes. Esta versão é feita com um material de melhor qualidade e contém algumas páginas coloridas por volume.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revista Herói, aclamada nos 90 e desejada nos anos vindouros!

Mighty Morphin Power Rangers - KATRAXI Especial Nº2

Fly, o Pequeno Guerreiro - KATRAXI Especial Nº5